História do ECP





Valéria Ribeiro, Ricardo Negro, Giane Barauna e Danila Costa

O coletivo Expressão Cultural Periférica foi formado em junho de 2012 por Danila Costa, Ricardo Alves, Valéria Ribeiro e Giane Barauna. Atuávamos com educação em uma ONG e sentimos a necessidade de ampliar as ações culturais que aconteciam no distrito do Grajaú, onde todos residiam. No início nos reuníamos no estúdio Estilo de Vida Arttato, cedido pelo amigo Orlando Keiroga, para promover o bate-papo denominado ECPconvida, e os saraus. No ano de 2013 fomos contemplados pelo Programa VAI e ampliamos as atividades, começamos a atuar na Associação de Bairro Amigos do Jd. Reimberg, na região do Grajaú e oferecer oficinas de artesanato, graffiti, edição de vídeo e leitura, além dos Saraus e Bate-papos. Em 2014, novamente contemplados pelo VAI, passamos a atuar em dois espaços no Jardim Reimberg, continuamos com as oficinas na Associação de Bairro e o Sarau e o bate-papo levamos para o Ateliê Daki, um espaço que surgiu naquele ano e que logo se tornou referência cultural na região. Nesse mesmo ano produzimos também a revista Expressão Cultural Periférica, que obteve um grande impacto na comunidade artística local, pois muitos pela primeira vez puderam ter seu trabalho reconhecido e divulgado para muitas pessoas.
           Depois de uma atuação mais voltada para as oficinas nos primeiros anos, o ECP foi ganhando novos contornos, principalmente com o surgimento da Revista Expressão Cultural Periférica, que enveredou o coletivo para o caminho da comunicação.
Em 2016 Larissa Araújo, Larissa Costa e Michelle Marques, que já participavam de nossas ações desde o início dos projetos entraram oficialmente para o coletivo. Com isso naturalmente o ECP foi ampliando sua atuação na comunicação cultural.
Nesse mesmo ano foram contempladas novamente pelo edital do Programa VAI, modalidade II. Onde o coletivo colocou em prática a ideia da gráfica comunitária, na qual passaram a imprimir a Revista ECP. Ampliando o leque de comunicação lançaram o Programa Periferias, inspirado no programa Metrópolis da TV Cultura, transmitiam ao vivo pela Internet reportagens e entrevistas com vários nomes produtores de arte na região do Grajaú e de outros locais. Nesse período surgiram outras pessoas que foram essenciais na execução do projeto, dentre elas estão Aécio Magalhães, jornalista, Ivan Lima, que atua na área de produção Gráfica e Edu Graja, ativista de mídialivre.  Todos eles participaram de forma efetiva e nos ajudaram a realizar as ações.
Em 2017 o coletivo se engajou na produção de outra revista, a Novo Olhar. A partir das atividades do coletivo surgiu a necessidade de atender um público amplo que contemplasse para além do público da cultura, que já usufruía da Revista ECP.  Para isso pensamos em criar uma nova revista, que trouxesse outros assuntos também e que tivesse uma linguagem mais simples e dinâmica, diferente da Revista ECP, na qual produzíamos matérias longas, sem a preocupação se o leitor ia achar longa ou não, pois gostavam de ler, era o típico público leitor, consumidor de arte. A Novo Olhar veio com a ideia de ampliar esse público, atingir pessoas que não costumava consumir cultura e não gostava de ler. Por isso optamos por criar outra publicação e não descaracterizar a ECP. Além disso nossa intenção é fazer parceria com os comerciantes da região para fazer a impressão, mas para isso é preciso que eles vejam a revista circulando, o impacto na vida das pessoas, para que possam ajudar com recursos. Criamos também o site da revista, com notícias diversas e fortalecimento do território do Grajaú. O nome da Revista busca chamar a atenção para o lado bom de nossa região, para a cultura, para a natureza dentre outras coisas que se perdem no cotidiano difícil das periferias.
Fizemos algumas parcerias ao longo do ano com outros coletivos, seja na publicação de conteúdos culturais ou na articulação para realizar eventos, como o “Nóis por Nóis“.
Página do ECP no facebook: https://www.facebook.com/ecp.ecp.73?fref=ts 

Página da Revista ECP no facebook: https://www.facebook.com/revistaecp?fref=ts

 Página do Programa Periferias no facebook: http://www.facebook.com/periferiasecp/?fref=tss:


Link do You Tube com a história do Coletivo: 
http://www.youtube.com/watch?v=mdzB2Re5nEo&spfreload=5





Nenhum comentário:

Postar um comentário