quinta-feira, 11 de agosto de 2016

LANÇAMENTO DA 5ª EDIÇÃO DA REVISTA ECP MOVIMENTA A CULTURA NO GRAJAÚ


Roda de Literatura com Adenildo Lima, Guerreira Xue e Varneci Nascimento e Roda de Mídia Livre na Periferia com os coletivos Periferia Hacker, Ecoativa, Periferia em Movimento, Quebramundo, Jovens em Cena, Midiart e Flisol enriqueceu o evento 
Em tarde cheia de cultura o Espaço ECP, novo point artístico da periferia, recebeu dezenas de pessoas no lançamento da 5ª Edição da Revista Expressão Cultural Periférica, produzida pelo coletivo de mesmo nome. O local é uma parceria entre o coletivo e a Associação de Bairro Amigos do Jardim Reimberg, conhecido como CJ, que desde 2013 sede seu espaço para que o Expressão Cultural Periférica, ECP, faça suas ações. 


A produção da revista foi feita pelo próprio coletivo, desde matérias, diagramação e impressão na Gráfica Comunitária ECP que foi implantada com recursos obtidos no Programa VAI, no qual o ECP foi contemplado mais uma vez em 2016.
O evento contou com a apresentação do Espaço no qual além da Gráfica e da redação da Revista, também funcionam o laboratório de Software Livre e o estúdio do Programa Periferias, transmitido ao vivo pelo canal do coletivo no Youtube.


As rodas de conversa sobre Literatura e Mídia Livre na Periferia completaram as ações e foram essenciais para a troca de experiências entre a galera presente. Valéria Ribeiro mediou a roda literária, que contou com a presença dos escritores Varneci Nascimento, Adenildo Lima e Guerreira Xue. Em um bate-papo descontraído os escritores falaram de seus trabalhos e trocaram ideias com o público. O cordelista Varneci é baiano de Banzaê e possui dezenas de obras publicadas, dentre elas O Massacre de Canudos e a Escrava Isaura. Adenildo Lima é Alagoano e acaba de lançar seu livro O Mundo de Vinícius (Saiba mais em matéria publicada na 5ª Revista ECP). Guerreira Xue, codinome de Hilda Milk, é gaúcha e escritora voraz. Publica em seu blog Escritores Sem Fronteiras, dentre outros e possui o livro O Ogro e a Tecelã, publicado pela Editora LP-Books.

A roda de Mídia Livre foi mediada por Edu Graja, do coletivo Periferia Hacker, que está realizando nesse mês de agosto o Navegando Livre no Extremo, circuito de atividades digitais debatendo software livre, privacidade na internet e produção independente dentre outros temas. Na roda estiveram presentes Ana Paula Fonseca, do Periferia em Movimento, Matheus de Oliveira, Laís Diogo, Evelyn Arruda Silva e Ítalo Augusto, dos Jovens em Cena, João do Midiart, Jaison Pongiluppi Lara da Casa Ecoativa, Victor Rodrigues de Carvalho, Keidson Oliveira do Quebramundo, e Thiago Paixão, coordenador da Flisol Brasil. Somente o Thiago não é do Grajaú, os outros citados são coletivos da cena Grajauense, que vive cada vez mais momentos intensos e que precisam ser registrados, para que mais pessoas conheçam e para que nossa história seja escrita por nós mesmos. 








Coletivos Parceiros no Evento







Nenhum comentário:

Postar um comentário